domingo, 13 de maio de 2012

1º Trail Trilhos de S. Bartolomeu

No passado dia 1 de Maio os EntroncamentoRunners, acompanhados por amigos do CLAC, estiveram presentes no 1º Trail Trilhos de S. Bartolomeu, prova organizada pela Paroquia da Pederneira – Nazaré (Grupo Trabalho Pró-Restauro da Igreja Matriz da Pederneira) e a Associação Recreativa Pederneirense com o apoio da Câmara Municipal de Nazaré, Junta de Freguesia de Nazaré e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. A prova tinha como objetivo arranjar fundos a favor para as obras de Conservação e Restauro da Igreja Matriz de Santa Maria das Areias e S. Pedro de Pederneira.

Esta prova era mais uma inserida na preparação para o objetivo 100 km de Portalegre.


O percurso de 13 kms foi corrido maioritariamente em areia numa zona de pinhal, com um trajeto de várias voltas (tipo folha de trevo) o que veio a gerar alguma confusão com as marcações, pois as fitas das outras voltas eram “demasiado” visíveis, essa confusão fez com que vários atletas não fizessem todo o percurso. Durante a maior parte da prova tive a companhia do Vítor “Laminha” Ferreira e várias vezes tivemos dúvidas sobre qual a direção a seguir, mas lá fomos acertando com o percurso, mas qual não foi o meu espanto que quando cruzei a linha de meta já lá estavam as duas primeiras classificadas da prova feminina, atletas que eu tinha passado na parte inicial da prova, mas não estavam sós pois também havia outros atletas que se tinham enganado.

Mas a malta do Trail é pacífica e não houve problemas de maior, já houve outros eventos em que ocorreram cenas de pugilato, mas aqui não foi o caso.

No final da prova havia banho de água quente e almoço, mas aqui novamente a organização não teve ao melhor nível, pois permitiu que demasiados acompanhantes fossem almoçar… depois de longos momentos na fila de espera para comer um caldo verde, quando chega a minha vez já não havia a dita sopa…

A ementa escolhida sardinha assada e febras grelhadas (apenas em 2 grelhadores) também não ajudava na celeridade do processo e claro está que depois o civismo de alguns que se apropriavam de uma dúzia de sardinhas também não ajudou.

A determinada altura já não havia ninguém da organização a receber as senhas de almoço e a confusão foi se generalizando. Por fim lá chegou a minha vez… uma sandes de carne assada e lá me sentei à mesa, para beber apenas vinho e água… os sumos ou colas já tinham acabado, assim como a fruta ou o doce. A organização tentou ainda remediar a situação e lá conseguiu arranjar umas laranjas e uns bolinhos (bem bons), mas que infelizmente não chegaram para todos.

A organização tentou proporcionar uma manhã desportiva bem passada, com o prazer de correr em plena natureza, percorrendo caminhos e veredas que para a maioria são desconhecidos, subir ao cimo do Monte de S. Bartolomeu/S. Brás para observar as maravilhosas paisagens e no final proporcionar um início de tarde em plena e sã convivência no almoço servido nas instalações da Associação Recreativa Pederneirense.

Digo que, tentou pois só em parte foram conseguidos os objetivos…

Esta é a prova que não basta apenas boa vontade para organizar um Trail, estes Trilhos de S. Bartolomeu tiveram alguns problemas.... estou certo que a organização irá corrigir estas falhas em edições futuras (assim espero). 

Da prova fica a subida em escadaria ao monte de S. Bartolomeu/S. Brás e a descida pelo trilho.
Quanto a resultados, terminei a prova no 32º lugar com 1h11:01

A Otília em 89º lugar com 1h29:52, concluíram o evento 104 atletas.

Mais informações em http://www.trilhosdesbartolomeu.com/

Sem comentários: