sábado, 19 de fevereiro de 2011

27ª Maratona Cidade de Sevilha

No passado domingo 11 atletas do CLAC–Entroncamento participaram na 27ª Maratona Cidade de Sevilha, prova organizada pelo Instituto Municipal de Deportes (Ayuntamiento de Sevilla) e que este ano foi palco do Campeonato Espanhol de Maratona.

A 27ª edição desta prova pulverizou vários recordes, o primeiro dos quais foi o número de atletas inscritos, tendo este ano sido de 4853 atletas, também o vencedor da prova no sector masculino, o etíope Daniel Abera Wedajo, estabeleceu um novo recorde do percurso realizando 2:09:53.

A comitiva do CLAC também bateu o seu recorde de participantes no evento com um total de 11 atletas.

Partida no sábado de todo o grupo CLAC  e ainda do Luís Mota e da Susan que também faziam parte da caravana, saída do Entroncamento às 7h00 rumo a Sevilha, chegada pelas 14h30 locais, primeiro ponto de paragem o Hotel Anfiteatro Romano, espaço bastante agradável e com preços em conta.

Depois de devidamente instalados rapidamente nos deslocámos para o Estádio Olímpico de Sevilha para levantamento de dorsais e dos kits de participante.
Já no Estádio encontrámos vários portugueses, e após alguns minutos na fila já tinhamos o dorsal, só faltava agora o kit, tarefa que foi um pouco mais demorada...
O ambiente era de festa, ainda tivemos tempo para uma visita rápida pelos stands e para fazer um breve exame médico para ver se a máquina estava em condições de fazer a maratona no dia seguinte.
O passo seguinte era a refeição oferecida pela organização a todos os participantes, o local escolhido foi a Isla Magica.
A refeição foi composta de massa, a comida dos maratonistas, reforçada com chocolates, pudim e uma bebida, este ano não houve música ao vivo, ou então fomos nós que chegámos mais tarde. Já de barriguinha bem cheia fomos dar uma voltinha por Sevilha, mas após várias tentativas para estacionar as 2 carrinhas da comitiva decidimos refressar ao Hotel para descançar, fazer a última refeição do dia e preparar o equipamento para o grande dia.

Dia da Maratona

Acordei pelas 6h30, pequeno almoço de croissants com marmelada, faltou o café... preparar os sacos e equipar. Ainda era de noite quando partimos em direcção ao estádio, o dia amanhecia fresco mas com céu limpo (no ano passado estava bem mais fresco). Quando se chega ao estádio começamos a ver atletas a sair de todo o lado, aproveitámos para tirar a foto de grupo e depois fomos para o interior.

Lá dentro tudo estava muito bem organizado, fiz um pequeno aquecimento e depois de entregar o saco fui para o local de partida, este ano tentei uma melhor colocação pois no ano passado fiquei bastante cá para trás o que tornou a partida demasiadamente lenta.
Mas este ano tudo correu melhor, fiz a partida junto do Marçal de do Mário Salgueiro, passagem ao primeiro quilómetro acima dos 5 minutos, depois de algumas ultrapassagens lá conseguimos encontrar o nosso ritmo nos 4'30/km. Pouco depois da passagem pelo abastecimento dos 5kms  em 23:25, o Marçal aproveitou e fez uma mudança de velocidade ganhando alguns metros, optei por ficar com o Mário (que fazia aqui a sua estreia na distância) pouco depois passagem junto ao estádio e lá estavam os meus filhotes a dar uma forcinha, aos 10kms meto o 1º gel, passagem em 45:51.
Sentia-me bem mas estava com algum receio, pois as últimas semanas os treinos tinham sido fracos, mas o pé não me doia e uma lesão no gémio direito também não, por isso toca a andar. O ritmo de corrida rondava os 4'30/km e a passagem aos 15km foi feita em 1h08:55, por essa altura eu e o Mário já tinhamos alcançado o Marçal, fomos juntos os 3 novamente mas foi sol de pouca dura, pouco depois o Marçal faz uma nova mudança no andamento e lá nos ganhou uma centena de metros.
Ainda antes dos 20km começo a tomar o meu 2º gel, passagem à meia maratona em 1h36:25. Nesta altura o Mário ainda me acompanhava, mas a sua respiração começava a fazer denotar algum cansaço. Passagem aos 25km em 1h54:43, pouco depois perco a companhia do Mário, decido aumentar o ritmo e fico surpreendido por o conseguir, consigo agora correr abaixo dos 4'30/km.
Aos 28km começo a meter o meu 3º gel, passagem aos 30km em 2h17:07 (3 minutos melhor que no Porto). Consigo manter o ritmo até aos 33km, depois subitamente aos 34km começo a ficar sem força, o ritmo cai para 4'40/km, passagem aos 35km 2h40:25. Aqui já começo a fazer contas de cabeça (o que não é bom), tomo o 4º gel, à minha esquerda já se consegue ver o estádio ao longe, percebo que se mantiver o ritmo consigo fazer a maratona na casa das 3h13, mas as pernas teimavam em não obedecer à mente, e o 36ºkm foi corrido em 4'48.
Mesmo em quebra vou ultrapassando atletas que estão em pior estado do que eu, 37ºkm em 4'45. A única coisa que queria era não entrar na casa dos 5'/km. O 38º km foi feito em 4'47, o 39º demorou 4'51.
O jardim que no início me pareceu curto, agora era excessivamente  longo, anseio pelo abastecimento dos 40km, que alcanço em 3h04:34, foi o pior de todos os kms corrido em 4'53/km. Nessa altura sentia-me feliz por estar prestes a terminar mais uma maratona, mas o ritmo do 41ºkm esse era lento 4'53/km.

Último esforço e já estava no interior do estádio, ainda tive tempo para ver os meus filhotes na bancada a darem-me o último apoio.
Faço os últimos 100 metros e termino a minha maratona.
No final 3h15:35 (3h15:02 de chip), conseguindo o 965º lugar da geral.

Com a toalha sobre os ombros, retiram-me o chip e colocam-me a medalha ao pescoço, começo a ficar com frio, vou levantar o abastecimento final e tomar banho. Já de banho tomado passo pela classificação que já estava afixada e fico todo feliz por ver a marca realizada pela Otília.
Poucos segundos depois lá estava ela com um sorriso de orelha a orelha... tracámos algumas palavras e desloco-me para a bancada, ainda havia atletas a chegarem à meta, era incrível a felicidade estampada nos rostos...
Para terminar o dia em Sevilha só faltava voltar à Isla Mágica para recuperar as calorioas perdidas e tomar a refeição oferecida. Foi um momento onde encontrámos outros portugueses e aproveitámos para por a conversa em dia.
Só faltava mesmo regresar ao Entroncamento, a viagem correu bem embora tenha sido feita sempre na companhia da chuva.

4 comentários:

Paula Pinto disse...

Mais uma vez, parabéns!

O CLAC é uma grande equipa.

beijinhos

MPaiva disse...

Brito,

Muitos parabéns pela tua prova. O tempo final é magnífico e um justo prémio pela tua dedicação e força de vontade em lutar contra as adversidades.

abraço
MPaiva

Fernando Andrade. disse...

Grande Prova, Brito. Parabéns.
Eu bem te vi passar por mim (por volta dos 2,5km) ias embalado com um amigo, saquinho preto enfiado pela cabeça (ainda não tinhas aquecido o suficiente), mas não quis perturbar o teu andamento que era bem jeitosinho.
Parabéns também à Otilia que, de dia para dia, vai melhorando os seus resultados, de forma impressionante.
Grande abraço a ambos.
FA

António Ferreira disse...

Parabéns aos 2 por mais uma maratona cumprida.
Excelente também o relato que fizeram. É a ler estas crónicas, que cada vez mais tenho vontade de tentar cumprir essa distância mitica.

Um abraço.