sábado, 30 de abril de 2011

IV Encontro Blogger, G.P. da Páscoa em Constância e 14ª Corrida da Liberdade no Entroncamento

No passado sábado, 23 de Abril desloquei-me a Constância para participar no 24º GP da Páscoa, desta vez a Otília não me fez companhia (cada vez anda mais afastada das provas de alcatrão), mas o dia não era apenas de corridas havia também um encontro de amigos o IV Encontro de Bloggers, onde estiveram muitos blogues representados, é só dar uma saltada aqui para saber mais.

O dia amanheceu seu chuva, cheguei a Constância cedinho e logo comecei a ver caras conhecidas,

depois de algumas conversas desloquei-me para o local da partida, desta vez optei por escolher a retaguarda do pelotão, pois os meus treinos tem sido nulos devido aos meus gémeos não estarem nas melhores condições.

Partida dada e ainda tive tempo de trocar umas palavras com o Renato que tinha feito na semana anterior a Maratona de Madrid, onde tinha conseguido um novo record pessoal.


O ritmo era lento mas como o início era em paralelo e a subir achei esta a melhor opção. Durante a corrida tive momentos em que as dores eram poucas, mas também tive momentos em que tive de abrandar e mesmo parar para alongar o gémeo esquerdo, já depois do retorno tive a companhia do Vitor Ferreira durante alguns minutos, um grande amigo que aproveitou para me apoiar mais uma vez.
Os quilómetros iam passado mas dores nem por isso, no entanto optei por fazer a parte final mais rápida, terminando os 10kms com a marca de 52'13'' ocupando o 528º lugar da geral.


No final da prova e depois do banho tomado nos Bombeiros foi a hora de nos reunirmos no restaurante Ti Coimbra, para dar início ao encontro de bloggers. O encontro foi organizado pelo amigo Nuno Romão e embora tenha sido tratado em contra-relógio tudo correu bem.


A Otília não pode estar presente porque estava na organização da descida dos 3 castelos, prova de canoagem organizada pelo CLAC. No entanto no final da tarde ainda foi a tempo de se juntar a nós para a foto comemorativa do evento.


25 de Abril

A Câmara Municipal do Entroncamento, com o apoio técnico do CLAC organizam todos os anos a Corrida da Liberdade, este ano foi a 14ª edição.
A prova é apenas de comemoração do dia da Liberdade e não apresenta tempos nem classificação final. Desloquei-me para o local da partida (Pavilhão Municipal dos Desportos) sem saber se deveria participar ou não na prova. No entanto ao ver que havia pouco mais de 50 atletas presentes mesmo com os problemas atrás mencionados lá fui eu para a linha da partida para correr 9 000 metros.
A táctica a utilizar era a mesma, partir lento e ver o que dava.
Partida foi dada e após 300 metros de corrida já estava no último lugar, mas embora ocupasse esse lugar o ritmo era mais rápido que o da prova de Constância.

Fiz um esforço e apanhei o Felício ainda no 1º km (4'40''), o km seguinte foi corrido a 4'30'' lentamente comecei a apanhar alguns colegas de clube e outros do União de Tomar, 3º km em 4'25'', o calor começava a apertar e para complicar as coisas falhei o 1º abastecimento. Os gémeos estavam melhor que em Constância o que me permitiu correr a um ritmo superior ao que no início tinha pensado, 4º km em 4'31'', o 5º km em 4'14'' eu sabia que não devia correr a este ritmo mas já estava na última volta, desta vez apanhei a garrafa de água e 6º km em 4'18'', as dores começaram a aparecer e a opção era abrandar o que se revelava melhor do que parar, 7º km em 4'27''.


A parte final da prova foi corrida em alcatrão, voltei a acelerar pois já faltava pouco, mas numa descida ligeira as dores foram tantas que me obrigaram a parar para alongar o gémeo esquerdo, 8º km em 4'23''. Era só mais um esforço... optei por correr com uma passada mais apoiada no calcanhar para aliviar o gémeo e lá cheguei ao fim com o último km que só tinha 900 metros em 4'07'' (ritmo de 4'25'').
Tempo final para os 8 900 metros 39'41'' e o 23º lugar.

Como seria de esperar esta semana foi no estaleiro.... treinos zero

1 comentário:

Jorge Branco disse...

meio caldo (direi tímido).
Estou em divida com os Trilhos de Almourol mas não é falta de vontade mas sim de pernas e de logística.
Nem sempre temos as condições para fazermos o que gostamos em especial quando a “crise” nos “caiu” em cheio em cima da cabeça!
Mas ainda irei a Almourol um dia.
A inveja que fez ver os amigos a contarem olha os trilhos passavam por ali!
Forte abraço.