quinta-feira, 28 de outubro de 2010

24ª Edição 20 kms de Almeirim

Embora já tenha passado algum tempo, queria deixar aqui o meu comentário sobre a prova dos 20kms de Almeirim (24ª Edição).

No passado sábado, o CLAC fez-se representar nesta magnífica prova por uma comitiva de mais de 20 atletas e claro que eu e a Otília não podiamos faltar.


Confesso que esta prova (em edições anteriores) nunca me correu bem, não sei se devido à hora em que é realizada ou ao facto de trabalhar no sábado de manhã.

Este ano a prova estava inserida num microciclo de preparação para a Maratona do Porto, uma sessão de corrida ligeiramente mais rápida a terminar um ciclo de carga.

Para esta prova tinha como objectivo correr abaixo da 1h30, o que daria menos de 4'30/km.

A partida foi calma e sem confusões o ritmo inicial foi ligeiramente mais rápido do que tinha previsto, mas como me ia a sentir bem lá fui indo. Fui passando alguns colegas do CLAC e da Blogoesfera que partiram lá mais à frente, o ritmo rondava os 4'15/km. Perto dos 10 km, onde passei com 43 minutos, alcancei o José agostinho da Barreira e o José Sousa das Lebres do Sado, como o ritmo ia superior ao que tinha planeado decidi ficar com eles.
O ambiente era descontraido, o "lebre" Sousa contava anedotas e a sua "estória" da participação no Trail de Barcelos, pouco depois já estávamos a fazer o retorno junto à barragem dos Patudos em Alpiarça.

Sem saber como o Zé e o Sousa tinham-se atrasado, o ritmo tinha caido para 4'20/km, agora era tentar manter, mas depois do 16º km as pernas começaram a ficar mais pesadas. Mesmo assim vou passando alguns atletas entre os quais o veterano do CLAC Luís Rei.

Já à entrada de Almeirim começo a ver o colega Marçal, que vinha em quebra, vou tentando chegar perto dele o que acabo por conseguir já no último km, entramos na recta da meta juntos e terminámos lado a lado. Mesmo com as pernas pesadas fiz o último km em 4'10 terminando em 1h27'21'' (no meu Garmin) e com 1h28'01'' oficial.



A Otília, que também está a preparar a Maratona do Porto, fez esta prova com boa disposição como sempre, no final terminou em 1h44'45 (no Garmin) e 1h45'25'' oficial.

Depois veio o banho e a famosa sopa da pedra, que infelizmente não consegui saborear, pois normalmente perco o apetite depois das provas.

Sobre a organização da prova, penso que estiveram bem, com um abastecimento logo aos 2,5kms e depois 5,10,15 e 20kms. A festa no final também muito boa, com bailarico e tudo.

O único aspecto menos bom, foi a entrega dos kits no funil de chegadas, pois embora os atletas pedissem o tamanho da t-shirt os voluntários que as entregavam não sabiam o tamanho das mesmas, limitavam-se a dizer para nós as trocarmos com outros atletas. Penso que este aspecto poderia ser corrigido, bastava colocar os kits S, separados dos M e assim sussessivamente.

Agora toca a descançar para a Maratona do Porto

5 comentários:

Vitor disse...

Olá “Britos”,
Foi um prazer rever-vos, numa óptima prova num excelente convívio.
Reencontramo-nos de novo na cidade invicta, já falta pouco!!
Abraço e Bjs
Vitor e meninas

Unknown disse...

olá;

Boa prova e bom ritmo !!

Sucesso para a Maratona do Porto.

Um abraço
Xavier

joaquim adelino disse...

Amigo Brito, envio-te um abraço e um beijinho à otília e desejar que a Maratona do Porto vos corra de feição e de acordo com os vossos objectivos.
Até lá divirtam-se sem pensar muito naquilo.
Abraço

mariolima52 disse...

Brito

Como perdes o apetite depois das provas é considerar dizer à organização para comeres a sopa da pedra antes da prova. Assim vais fazendo a digestão pelo caminho.

:))

A Otília deu-me uma "abada" que nem te conto nem te digo. Mas conto.

:)

Eu bem fugia dela mas a Otília não fugia de mim e fui-a vendo chegar, chegar e passar por mim que mesmo dando cordinha aos sapatos já não consegui chegar até ela.

Depois de uma prestação destas e do bom tempo realizado (embora o acumular de provas seja por vezes pernicioso) penso que estão ambos à vontade para a Maratona do Porto.


Que façam uma boa prova e que o convívio seja 5*.

Tudo de bom

BritoRunner disse...

Obrigado companheiros

No Domingo à tarde já sei como foi....