sábado, 11 de abril de 2009

22º GP da Páscoa - Constância

Hoje os quatro elementos do EntroncamentoRunners deslocaram-se a Constância para participar no 22º GP da Páscoa.

O primeiro a entrar em acção foi o Tomás que pelas 9h40 participou nos 1500 metros.

O Tomás estava um pouco nervoso, pois apenas treina natação mas como os pais são "corredores" então lá vai fazendo algumas provas para complementar a sua formação desportiva e evitar a especialização precoce na natação.
A prova decorreu num circuito com 3 voltas e a táctica era "atacar" só na última volta se ainda houvesse forças. Resultado final 17º lugar num tempo de 5,58.

Depois uma pausa para conversar com vários amigos, o Nuno Romão, Luís Graça, Paulo Saldanha, Rui Sousa entre outros

Pelas 11h20 foi a vez de eu e a Otília partirmos para a distância de 10km.

À partida eu estava um pouco ansioso pois na última semana não tinha conseguido treinar devido a problemas musculares, uma arreliadora lesão no gémeo esquerdo que teima em dificultar-me a vida.

Depois de partir procurei entrar num ritmo que não fosse muito forte e que me permitisse realizar a prova para uma marca abaixo dos 45 minutos.

Passagem ao 1ºkm - 4,20; 2ºkm - 4,10; 3ºkm - 4,25 e aos 15,23 minutos de prova sensivelmente aos 3,5km a minha prova terminou ao sentir uma dor intensa no gémeo esquerdo. Como já aprendi a ouvir e a respeitar os sinais que o corpo me dá e a não ser teimoso, optei por inverter o sentido da corrida e passar para a marcha, passando a contemplar a paisagem com o rio Zêzere como pano de fundo e as canoas que desciam as suas águas.

Pouco depois começam a passar os primeiros atletas que já tinham ido ao retorno, incentivo alguns companheiro à medida que vou andando.

Aos 8km de prova lá vem a minha Otília num grupo onde estava o Aníbal Godinho, atleta que aproveitou a prova para preparar os 101km de Ronda e que no somatório do dia já levava 4h30m de treino (começou às 7h30 da matina...), retomo a corrida e tento motivar a Otília, aproveito estar junto do Aníbal e pergunto-lhe sobre a Geira Romana, pouco depois sou obrigado a parar para não agravar a lesão.


Continuo sozinho em direcção a chegada (sim Chegada esta prova não tinha Meta, mas sim Chegada). Ao chegar tento saber se a Otília tinha conseguido o seu grande objectivo, uma marca abaixo dos 50 minutos, com um semblante diferente do meu diz-me que fez 49,58..., fico contente por ela, mas triste por não ter conseguido correr os 10km.


Pergunto ao Vasco (que correu 500 metros sem o apoio dos pais), qual o seu resultado, mas o seu sorriso já indiciava que a coisa tinha corrido bem, rapidamente me mostrou a sua medalha de 9º lugar, com a marca de 1,48.

Na zona da chegada encontro vários amigos, nomeadamente o Joaquim Adelino que me apresenta finalmente o Fernado Andrade, o Carlos Lopes e o Luís Mota também estavam presentes, o tema de conversa era obviamente o atletismo e o calendário das próximas provas.

Combinámos ficar para um almoço, mas apenas o Joaquim o Carlos e o Fernando ficaram.

No caminho para a tasquinha com grelhados ainda nos cruzámos com a Ana Pereira. Já num dos pavilhões da Festa, num ambiente para não fumadores, mas que apresentava um nevoeiro com cheirinho a frango...realizámos o nosso "almoço de blogs de atletismo".

Os temas de conversa foram diversos, mas o tema de fundo era sempre o mesmo...uns a dizer que a prova é plana outros que depois do retorno é sempre a subir...

Apesar da prova não me ter corrido de feição, gostei bastante de ter estado em Constância e almoçado na companhia destes companheiros do asfalto, posteriormente fomos consultar as classificações finais e afinal o tempo oficial da Otília foi 50,19...:(
Fomos a um cafezinho e no final o Carlos até consegui ensinar-me algumas coisas sobre a net o os Blogs.

Agora, toca a fazer gelo...

JCBrito

11 comentários:

joaquim adelino disse...

Obrigado amigo pelo convívio proporcionado e também a toda a família, vocês estavam quase a jogar em casa e foram uns bons cicerones.
Parabéns à Otília pela excelente prova e também pelo tempo efectuado. (o tempo real é o dela e por isso é mesmo recorde.)
Os rapazes também estiveram muito bem.
Agora trata bem dos gémeos e tem alguma paciência, gelo e anti-inflamatório é a receita.
Abraço.

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Gostei de vos ver.

Tive pena de não ter podido ficar para almoçar convosco, mas estava com a equipa e os planos eram outros.

Ficará para uma próxima.

Parabéns à Otília e para si, uma boa recuperação. Com calma que é para se pôr bom depressa

Ana Pereira

Unknown disse...

Olá Brito

Obrigado pelo convivo,e por seres o Guia, esta bela tarde que passei na terra do poeta. Tive pena da tua lesão, sei que farias uma grande prova. Dou os meus parabéns à Otília e ao filhão pela pela prova, e pela companhia.

Nota.. tinhas razão, não tinha add o nosso link, já esta... qualquer coisa, podes contar comigo.

amantes da corrida disse...

Olá Brito!

Felicito a si e toda a sua família desportiva, pelos vistos a corrida foi óptima e oconvívio/repasto igualmente para repetir. Também tenho que ver o Carlos Lopes para dar-me dicas para o blogue!

Um abraço e boa Páscoa!

luis mota disse...

Olá Brito!
Numa bela manhã essa tua lesão é que não estava nos planos.
Agora é recuperar que corridas é coisa que não há-de faltar. Boa recuperação.
Para nós, foi uma agradável manhã de corrida que adoramos. Tal como vós todos corremos.
Cumprimentos da família Mota

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Amigo Brito meus parabéns pela corrida da Constância, linda homenagem que todos vcs corredores fizeram a essa mulher.
Também parabenizo a vc e sua familia que correram nessa prova legal o seu filho e sua esposa correndo também, tá que nem a familia do Luis Motta do Blog Tomar a Corrida.
Ve se cuida dessas dores hein.
Legal que também encontrou os amigos da Blogosfera...Vc disse no seu relato que o Carlos Lopes te ensinou algumas coisas sobre blog, realmente vc tem razão nos 4 mesese que ele teve aqui no Brasil, além de corrermos juntos, eu aprendi muita coisa com ele sobre internet o cara é um verdadeiro FOMINHA de corridas e internet...rsss...
PARABÉNS AMIGO...
Desejo ao amigo e sua familia uma abençoada Páscoa...E cuidado para não comer muitos chocolates hein...

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

MPaiva disse...

Brito,

Fico com pena que não tenhas conseguido terminar a prova, mas, como dizes, quando o corpo dá os seus sinais, o melhor é parar e resolver o problema antes que ele se agrave.

Parabéns à Otília pelos progressos que vai fazendo!

abraço
MPaiva

Fernando Andrade. disse...

Amigo Brito

Foi um prazer ter-vos conhecido e podermos desfrutar de um almoço que não foi "só fumaça", pois a troca de ideias e de experiências é o que mais nos enriquece.

Quanto à lesão, há que ter calma que isso vai ao sitio e desejo que seja rápido. Felicito também a Otília pelo seu desempenho nesta Prova que teve muito de mágico.
Grande abraço.
FA

António Almeida disse...

Olá Brito
A Otília eesteve bem, parabéns para ela e também para o Vasco.
Pena que te lesionaste, mas não deve ser nada de grave pelo que li.
Bom o ambiente em Constância... tirando o fumo no restaurante.
Continuação de boas corridas.

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

JC!

Estamos seguindo e lendo seu blog. Inclusive colocamos entre nossos favoritos. Convidamos você, para conhecer nosso blog. Se quiser seguir, para nos será um prazer.

João Paulo Meixedo disse...

Uma treta, essa coisa das lesões. O motivo que me fez, há um ano, deixar a bola e começar a correr foram as lesões, e agora também me aparece um ruptura (acho eu).
Abraço solidário e paciência, meu caro.