quarta-feira, 22 de novembro de 2017

3º Eco Trail do Funchal - Madeira

Realizou-se no passado dia 28 de Outubro o 3º Eco Trail do Funchal - Madeira, prova organizada pelo Diário de Notícias da Madeira.

A cidade do Funchal está incluída numa rota de provas internacionais de Eco Trail, uma variante de trail running, que se distingue por incluir um circuito urbano, o Eco Trail do Funchal - Madeira quer assumir-se como uma referência internacional, tendo os participantes 4 distâncias à sua escolha: 80km, 40km, 25km e 15km, todas com Meta bem no coração da cidade do Funchal-Madeira.

A minha presença nesta prova esteve em dúvida até ao momento da partida. Nas últimas semanas tinha tido problemas musculares que me impediram de treinar a corrida, praticamente só fiz ginásio, mas todo o ambiente de prova e uma boa pomada de aquecimento nos gémeos fazem milagres.
Às 9 horas da manhã do dia 28 de Outubro, lá estava eu na linha de partida com a companhia do Rui Pinho, que iria ser meu companheiro de aventura.

A partida para a distância dos 25 Km foi numa zona serrana da freguesia de Santo António, começando praticamente logo a subir em direcção ao Pico do Prado, o primeiro km foi percorrido em 17 minutos, o que mostra bem a inclinação do single track.

Entretanto o calor e a humidade começaram a ser a grande dificuldade, o percurso seguia depois pela Levada da Serra, um dos mais antigos canais de irrigação desta localidade que ainda hoje tem uma importância significativa. Sempre a subir por zonas onde a reflorestação levada a cabo por diferentes entidades tem vindo a dar os seus frutos, chegamos ao Pico do Buxo aos 6 kms de prova (1500 metros de altitude), onde se encontrava o primeiro posto de abastecimento.



Depois foi praticamente sempre a descer até ao centro da cidade (nível do mar), foram 14 kms de descida que me deixaram os pés, glúteos e quadricipetes completamente destruídos, descidas com parcelas técnicas, cuja dificuldade vai sendo minorada pelas vistas fantásticas sobre o Funchal.

A descida termina na Praia Formosa, uma das zonas balneares de calhau rolado mais emblemáticas do Funchal, ao chegar à praia a maior dificuldade foi conseguir continuar a correr, depois de tanto descer os músculos não queriam. Como o treino tinha sido praticamente nulo e já estava com 20 km de prova comecei a sentir alguma tensão nos adutores, optei por seguir em ritmo mais lento, dando "ordem ao Rui para seguir o seu ritmo. A parte final da prova não tem grande dificuldade técnica é praticamente um passeio ao longo da orla costeira, com uma passagem pela Levada dos Piornais, uma outra levada que continua a ter um peso significativo na agricultura e irrigação dos jardins funchalenses.
Nesta última parte, o calor era ainda mais intenso, fui alternando a corrida lenta com a caminhada, com o único objectivo de chegar à linha de meta na placa central da Avenida Arriaga em boas condições físicas.
A corrida que seria de 25 km, acabou por ter 28Km, que consegui concluir em 4h03:52, num percurso que teve de subida 1200 D+ e de descida 2000 D-.

Sem comentários: