terça-feira, 30 de outubro de 2012

20 km de Almeirim - 2012

28- 10-2012

Este ano os EntroncamentoRunners voltaram a Almeirim para correr os já famosos “20 km de Almeirim”, a prova serviu principalmente para preparar a Maratona de Lisboa, fazer uma sessão de corrida ligeiramente mais rápida que o habitual e em alcatrão. Nos últimos 6 meses temos treinado essencialmente em trilhos e estradões de terra batida, a última prova de estrada foi a Maratona de Barcelona, no já longínquo mês de Março, por tudo isto estávamos um pouco apreensivos no regresso ao alcatrão.
 
Para esta prova eu não sabia bem qual o ritmo que deveria escolher, mas correr abaixo da 1h30 já seria bom.
 A partida foi calma e sem grandes confusões (já me tinha esquecido dos teimosos que continuam a partir lá na frente a ritmos de 6’/km…) o ritmo inicial foi dentro do que tinha previsto, mas como me ia a sentir bem lá fui indo. Fui passando alguns colegas, o ritmo rondava os 4'15/km e estava a sentir-me bem. Depois da volta inicial dentro de Almeirim viramos na direção de Alpiarça, aqui sentia-se algum vento contra, tentei manter o ritmo sem me desgastar muito, neste momento seguia acompanhado por um atleta da Casa de Benfica de Abrantes que corria num ritmo muito idêntico ao meu e me acompanhou até ao final.
Passagem aos 10 km com 42’30’’, as sensações eram boas, mais um pouco e já estávamos a fazer a subida para o retorno junto à barragem dos Patudos, no regresso vou passando por amigos que me vão incentivando e já depois da rotunda cruzo com a minha Otília que vem na companhia do colega de clube António Paixão, percebo que vem descontraída e aceno-lhe.

No regresso a Almeirim procuro manter o mesmo ritmo sem grandes exageros, mas ao chegar ao 17º km tomo a decisão de tentar correr um pouco mais rápido, o que consegui até final, terminando mesmo com um km final na casa do 3’58’’/km (mas aquela reta da meta nunca mais acabava….) e concluo no 186º lugar com um tempo final de 1h25’27’’ (1h25’01’’ no meu garmin) http://connect.garmin.com/activity/238077492.
No final estava contente com o resultado alcançado, ainda na zona da chegada troco algumas palavras com companheiros das provas de trilhos e todos dizíamos o mesmo… aqui é outro ritmo.

Pouco tempo depois aparece a Otília, que também está a preparar a Maratona de Lisboa, com um sorriso de orelha a orelha pois tinha terminado com 1h43’53’’ (1h43’23’’ no garmin).
 
Segundo ela “Um regresso às provas de estrada nos 20 km de Almeirim, estava com receio pois não tenho feito treinos para estas provas. Assim parti com calma e com cabeça e acabei por fazer melhor tempo do que a última vez que lá tinha ido há 2 anos atrás, o que me deixou muito contente 1h43’23’’ (o meu registo tempo), uma prova muito confortável sempre com ritmo certinho e a sentir força mesmo nos últimos kms agora só resta continuar a treinar......!
Foi muito rever amigos do alcatrão...eheheh!”
 
Depois veio o banho e a famosa sopa da pedra, que este ano consegui saborear ao som de uma “banda latina”, ainda consegui trocar algumas palavras com o António Almeida e a Isabel, bem como com alguns colegas que já não via há alguns anos (e não estou a exagerar).
Sobre a organização da prova, penso que estiveram bem, com abastecimentos regulares, suficientes e com um bom grupo de voluntários. A festa no final também é muito boa, com bailarico e tudo.

O único aspeto menos bom, foi a “algazarra” nos momentos antes da partida, uma barulheira em que ninguém percebia nada, com um som exageradamente alto e com um animador que deixa muito a desejar no que a um evento desportivo diz respeito…
ue lá tinha ido à 2 anos atrás, o que me deixou muito contente 1'43,23 (o meu registo tempo), uma prova muito confortável sempre com ritmo certinho e a sentir força mesmo nos últimos kms agora só resta continuar a treinar......!
Foi muito rever amigos do alcatrão...eheheh!

Sem comentários: