sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ultra Trail Amigos da Montanha - 54Km

Realizou-se no passado dia 27 de Novembro, em Barcelos, a 2ª edição da Ultra Trail Amigos da Montanha, este ano os EntroncamentoRunners não podiam faltar. Partimos, eu e a Otília, no sábado na companhia do José Marçal Silva e Henrique Narciso, todos a correr em representação do Clube Lazer Aventura e Competição do Entroncamento (CLAC – Entroncamento).
Chegada a Barcelos, levantamento de peitorais no auditório da câmara municipal e ainda fomos a tempo de assistir às palestras do atleta de trail espanhol Salvador Calvo, que nos contou várias das suas aventuras em provas um pouco por todo o mundo. Também confidenciou que em semanas de preparação chega a fazer mais de 250kms, com treinos de várias horas, tendo sido o mais longo de mais de 24 horas, que apenas descança de 10 em 10 dias e que mesmo assim o descanço é activo, normalmente faz natação ou bicicleta.... (tenho mesmo de começar a treinar mais)
Em seguida foi a vez de João Garcia, que mais uma vez nos falou dos 14 vezes mais de 8000 metros e para terminar o Carlos Sá fez uma apresentação da prova, mostrando-nos o trajecto e dando algumas informações técnicas, nomeadamente uma passagem por um buraco numa rocha e uma pequena escalada com a ajuda de uma corda, um slide para transposição de um rio, a travessia do rio Cávado com a ajuda de canoas e que afinal o percurso seria de 54 kms.
Após estas informações, fomos procurar um local para jantar e que estivesse a dar o jogo Benfica - Sporting (se não o Marçal não conseguia dormir), mesmo junto à câmara municipal encontrámos um restaurante (sem cerveja preta) e toca de dar ao serrote.
Posteriormente dirigimo-nos para o Albergue, em Barcelinhos, onde iriamos pernoitar, à chegada encontrámos umas instalações do melhor... caminhas com colchão, aquecimento, balneários, tudo muito bom.
Domingo 6h30, o despertador toca, estava tão bom dentro do saco cama, mas nós tinhamos feito uma viagem de mais de 300 kms para ir correr e não para ficar na cama. Ritual de equipar, tomar o pequeno almoço e deslocámo-nos para o local da parttida.

O dia tinha amanhecido fresco e com bastante nevoeiro, junto ao largo do mercado já se via muitos atletas entre os quais o Luís Mota (futuro vencedor do prova)
 ainda tive tempo para encontrar o Leandro Freitas e Carlos Sá e pouco depois estava na hora de partir.
A partida foi dada no centro de Barcelos (local muito bonito), depois foi correr por montes e vales, subindo e descendo, por paisagens muito bonitas. Ainda tive a companhia do Marçal até aos 32 kms, mas depois ele apanhou boleia com a Glória Serrazina, que nos apanhou na zona de abastecimento junto às azenhas e só o voltei a ver no final.

Consegui terminar a prova sem sentir problemas musculares, apenas uma dor no joelho direito que me acompanhou desde cedo...
Mais uma vez todos os EntroncamentoRunners demonstraram as suas capacidades atléticas numa prova caracterizada pela extrema dureza, onde se juntou a longa quilometragem com os seus 54 km, as dificuldades inerentes à montanha com trilhos bastante técnicos e um desnível acumulado de 3.000 m. A organização tinha dado como tempo limite 10 horas para superar este desafio que para lá da dureza do traçado durante o percurso ainda "obrigou" os atletas a efectuar alguns troços de escalada para ultrapassar algumas paredes rochosas,
 slide para transpor o rio Neiva (foi a parte que a Otília mais gostou)
 pontes
e ainda canoagem para atravessar o rio Cávado.
No sector masculino o vencedor foi Luís Mota (a quem mais uma vez dou os parabéns), do ADR Águas Belas, que terminou no fantástico tempo de 4h47:37s, surpreendendo todos os adversários e até mesmo a organização que tinha previsto para o vencedor 5h30. A vencedora feminina foi Tereza Ctvrtnickova, em representação de Gallaecia Raid, que completou o percurso em 6h31:54s.
Terminei esta aventura na 73ª posição, com um tempo de 7h13m:27s,
 por sua vez a Otília Leal finalizou na 134ª posição com 9h07:07s.
Por último uma palavra de parabéns para a organização dos Amigos da Montanha, muito obrigado por tudo.

Resultados em http://www.amigosdamontanha.com/?it=event&cop=663&co=560
Fotos retiradas de Aqui , Aqui, Aqui e Aqui (obrigado a todos pelas fotos)

Saudações Trailianas

4 comentários:

Carlos Lopes disse...

Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de alegria

Joana Loures disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Loures disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Loures disse...

A Meia Maratona de Lisboa tem site novo, Facebook e Twitter.