domingo, 13 de junho de 2010

Grande Prémio Santo António e 10 Km João Campos

Grande Prémio Santo António  & Campeonato Distrital de Estrada de Santarém

No passado dia 10 de Junho, a familia toda participou no Grande Prémio Santo António, em Torres Novas. A prova principal  nos escalões de juniores, seniores e veteranos contava para o Campeonato Distrital de Estrada de Santarém, por esse motivo resolvemos fazer uma perninha numa prova de estrada e ajudar o clube na obtenção do melhor resultado possível.

O primeiro a participar foi o Vasco, que correu no escalão de Benjamins e conseguiu alcançar o 12º lugar no total de 36 atletas.


Pouco depois foi a vez do Tomás, participar na prova de infantis, onde conseguiu um magnifico 3º lugar em 25 atletas.



Resultados em http://zonaalta.no.sapo.pt/modalidades/atletismo/Varios/stoantonio2010/result_provas_jovem.pdf

Pelas 9h40 foi a vez dos mais velhos. Os masculinos tinham  que realizar 3 voltas de 3 000 metros, enquanto que as atletas femininas apenas realizavam 2 voltas (6 000 metros), quem conhece Torres Novas sabe que o circuito não é fácil, é uma montanha russa de sobe e desce o que dificulta bastante na manutenção de um ritmo constante.

Quanto a minha prova, penso que não correu mal, saí com alguma prudência (1º km em 4:01) mas rapidamente me esqueci e o 2º km já foi corrido em 3:39, para terminar a primeira volta fiz o 3º km em 3:53, nesse momento era o quarto elemento da equipa CLAC, ou seja seria eu a fechar a equipa. Mas quando entrei na segunda volta percebi que aquilo não era andamento para mim e tive que abrandar, o 4º km já foi em 4:28, na subida o Alcino e o João Santos (colegas de clube) passam por mim, mas não consigo reagir, o 5º km foi corrido em 4:01 (passagem aos 5 000 metros em 20:03), para finalizar a segunda volta o 6º km foi corrido em 4:15, nessa altura já era o 6 elemento da equipa.
Entrada na última volta, novamente a passagem pela subida 7º km em 4:44, mais um colega que passa por mim, desta vez o Marçal, tento ir com ele mas não consigo descer rápido, o 8º km em 4:02. O final aproxima-se faço o último forcing e consigo correr o 9º km em 3:53, terminei os 9 000 metros em 54º lugar da geral (em 135 atletas) com 36:59 (na classificação final 37:06).



 Relativamente à classificação colectiva a equipa masculina do CLAC conseguiu o 4º lugar.

A Otília consegui o 16º lugar (em 32 atletas) com o tempo final de 29:46, conseguindo a equipa feminina do CLAC alcançar o 3º lugar no Campeonato Regional de Estrada.



Resultados em http://zonaalta.no.sapo.pt/modalidades/atletismo/Varios/stoantonio2010/result_prova_grande.pdf

Resultados do Campeonato Distrital http://zonaalta.no.sapo.pt/modalidades/atletismo/Varios/stoantonio2010/result_camp_distrital.pdf


10 km João Campos

No passado dia 12 de Junho (Sábado) eu e a Otília, estivemos presentes na homenagem ao João Campos, atleta que morreu prematuramente vitima de acidente quando treinava...

Corri com o João em várias provas desde o escalão de juvenis até sénior, chegámos mesmo a representar o mesmo clube o União de Tomar, era um verdadeiro atleta, sempre a dar o litro e sempre com bom astral.


Por tudo isto, este ano novamente não poderia deixar de estar presente e claro a Otília que também conheceu o João acompanhou-me nesta homenagem.

O dia tinha sido de trabalho (5 horas na piscina, com aulas e festa de final de ano), saí do Entroncamento já passava das 17h00, quando cheguei a Abrantes já os autocarros que transportavam os atletas par a zona de partida tinham saido, pelo que fui no meu transporte até ao Rossio de Abrantes.

Nos momentos que antecederam a partida  encontrámo-nos com os restantes atletas do CLAC e foi ainda tempo para uma breve conversar com alguns amigos, um dos comentários foi a fraca participação (o João Campos merecia muitos mais...), mas ao contrário do que havia sido prometido no ano passado a divulgação da prova foi bastante fraca e sem divulgação a coisa fica mais difícil.

Relativamente à prova, resolvemos participar pelo que anteriormente referi, mas o Campeonato Distrital tinha sido à pouco tempo, duas provas de alcatrão em tão curto espaço de tempo não iria ser fácil.
A partida foi dada no início da ponte do Rossio ao Sul do Tejo às 18h00 as condições climatéricas este ano eram bem melhores, estava uma boa temperatura, mas o vento era bem forte. O percurso era o mesmo do ano anterior, excepto no final, este ano a prova terminou no parque de estacionamento do Estádio Municipal (no ano passado foi na pista de atletismo...).
Como já conhecia o percurso e sabia que aos sete quilometros havia uma subida bastante ingreme resolvi ter juízo. O percurso sobe bastante e o vento por incrivel que pareça estava sempre a soprar de frente (o que parece difícil num percurso circular), resolvi então fazer uma prova sem forçar muito, pois para lá da subida os meus tendões de aquiles já andam a reclamar desde o treino dos 30 km.

Partida e 1º km em 3:46, Upssss

Lá se foi a táctica da partida lenta, mas também era um quilómetro plano, depois começa a subir, subir e subir, havia que aproveitar, 2º km corrido em 4:06, o 3º km também em 4:06, o vento soprava forte, mas o seu sentido era contrário ao da corrida. O 4º km foi mais difícil 4:35 havia uma boa subida, mas ainda havia mais...5º km corrido em 4:25 (passagem aos 5 000 metros em 20:59).
Após os 5km vem uma parte mais plana e com menos vento, 6º km em 4:00, depois a subida mais difícil e 7º km corrido em 4:53, já faltava pouco a parte final é mais plana, mas mesmo assim ligeiramente a subir, 8º km em 4:25, o 9º km foi corrido em 4:00 e este ano a prova foi mais curta, só teve 9 500 metros, pelo que terminei a prova com 40:30 (sem saber qual a classificação final, pois não foi ainda publicada)
A Otília terminou com o tempo de 50:46 conseguindo vencer no escalão de veteranas II.

Para o próximo ano lá estaremos em Abrantes para mais uma vez correr em homenagem ao João, só espero que a prova seja melhor divulgada, para que sejamos muito mais.

10 comentários:

C.C.D. "O Alvitejo" disse...

No caso particular do C.C.D. "O Alvitejo", não tivemosconhecimento da prova e, certamente que, marcariamos presença com alguns atletas! Pois João Campos merece ser recordado. Para o ano lá estaremos.
João Fortunato

Anónimo disse...

Olá Brito!!!
Parabéns pela vossa excelente participação!!!
Cumprimentos
José Narciso

Paula Pinto disse...

(10Km João Campos)
O ano passado soube da prova "em cima do acontecimento". nao cheguei a saber pormenores e encontrava-me a residir perto de Almada. Tive pena de não participar.
Este ano, confesso que nem sequer tinha ouvido falar. Embora viva no Entroncamento a minha ligação à zona ainda é insuficiente para saber destas iniciativas. Ou seja lá por que for, o que importa é que não fui...(não soube).
Pode ser que para o ano, por esta altura eu esteja mais atenta (é sempre nesta)
Não conheci o João Campos, mas gostaria de participar na homenagem.
Há mortes que costumamos chamar de "estúpidas" e esta foi uma delas. Recordo-me de, há uns anos atrás, uns colegas de liceu da minha filha serem atropelados mortalmente, ao dirigirem-se a pé para Fátima (à entrada do Entrocamento)...que dizer? Lamentamos profundamente.

Obrigada por divulgarem estas provas "menores" (maiores na causa que advogam)
Ana Paula Pinto

joaquim adelino disse...

Olá Brito, chama-se a isso aquecer os motores para o dia 27 na Freita, e nota-se aí um levantar do pé, já vai sendo tempo depois de uma época muito preenchida.
Parabéns a todos pelas corridas e também pelas causas a elas associadas.
Dia 27 lá nos encontraremos e estou a contar com a companhia da Otília, nem que seja nas subidas já que nas descidas eu não tenho epótese.
Abraços.

Vitor disse...

Olá Brito,
Parabéns pela vossa participação, e pela homenagem prestada. A Freita esta ai, que tudo vos corra pelo melhor.
Abraço
Vitor

António Almeida disse...

Britos e Britinhos no seu melhor, Parabéns aos 4.
Continuação de bons treinos para a Freita.
Abraço.

António Almeida disse...

Britos e Britinhos no seu melhor, Parabéns aos 4.
Continuação de bons treinos para a Freita.
Abraço.

mariolima52 disse...

Brito

A culpa é do Aquiles, quem o mandou levar logo com a flecha no sítio onde o feiticeiro da tribo o tinha agarrado!!! Agora é um tendão levado da breca e se não tivermos cuidado com os treinos as picadas e dor dessa "flechada" fazem mossa.

:)

Parabéns, mais uma vez pela vossa participação nas diversas provas e, como bem dizes, o João Campos merecia mais, mas sem divulgação não há participação.

Para a Freita gostei da decisão convicta da Otília em vencer mais uma etapa que deverá ser um Almourol elevado ao quadrado, mas quem assim escreve, e como querer é poder, será por vós mais uma prova vencida.

Abraços triplos (o filhote também já conta nestes abraços)

:)

Tudo de bom

mariolima52 disse...

Brito

Afinal os abraços já são quádruplos pois há mais um filhote que já estava a ficar de fora.

:)

encantos disse...

...eh Zé os britos estão em forma ao que posso ver...
continuem bem...