segunda-feira, 7 de junho de 2010

Free Running no Almonda

No passado dia 3 de Junho, foi dia de Free Running, o local escolhido foi a Serra D’aire, local onde se irá realizar o 1º Trail do Almonda.

O local da concentração dos atletas e caminheiros foi as piscinas municipais de Torres Novas. Uma rápida viagem até à nascente do Almonda e iniciámos o treino de 30 km. O grupo liderado pelo Aníbal Godinho tinha cerca de 30 atletas, os caminheiros esses rondavam as duas dezenas.

Logo para começar uma subida muito técnica pelo arrife do Almonda, que nos leva para o interior do Parque Natural da Serra D’Aire e Candeeiros, passagem por Vale da Serra e mais trilhos.





Os trilhos são de elevada qualidade, mas o que gostei mais que tinha bastante vegetação e pedra calcária foi a subida pelo Vale do Fojo, que nos levou até às antenas colocadas no ponto mais alto da serra,






depois um trilho mais largo que nos levou ao segundo pico mais alto, o Delta D’Aire, local onde fizemos uma paragem para reagrupar e observarmos a vista magnífica.

Em seguida uma descida, passagem junto à pedreira do Galinha (local onde se pode visitar as pegadas dos dinossauros), continuámos sempre a descer, passando por uma zona muito arborizada até ao Alqueidão.

Chegamos ao Alqueidão, com 20 km nas pernas, o sol já ia alto e o calor já apertava, o Aníbal conhecedor da região, tinha tudo pensado e num dos cruzamentos estava montado um abastecimento, com melancia, banana e água. Havia que abastecer e recuperar forças para os últimos 10 km, pois embora fossem mais planos, não seriam fáceis.

Abastecimento feito, toca a correr para Torres Novas, as subidas que íamos enfrentando, mesmo as de menos inclinação foram feitas a passo, o calor não dava tréguas, tentando ao máximo dificultar a tarefa que tínhamos pela frente. O Grupo foi desmembrando-se, consegui aguentar o ritmo que no final foi na casa dos 5’/km e terminei o treino de 30 km em 4h 42’.

Um banho nas piscinas municipais e toca a reunir para o Almoço. O local escolhido (e muito bem escolhido) para o almoço foi o Campo Escola de Escuteiros Serra D’Aire.

Com o grupo todo reunido à mesa, foi hora de recuperar do esforço realizado. Foi um momento de confraternização, onde se falou de Trail e dos próximos desafios (Freita….Freita….Freita).


Agradeço ao pessoal que esteve no grelhador a preparar as carnes, pois foram impecáveis, proporcionando-nos um excelente almoço.

A todos os presentes o meu obrigado, ao Aníbal parabéns pela organização, o treino foi excelente fazendo antever uma brilhante prova no próximo dia 11 de Julho.

Nota: Fotos e comentários da autoria de Vitor Ferreira

5 comentários:

Vitor disse...

Olá amigos,
Que espectáculo de paisagem, só de ver as fotos já apetece estar ai para efectuar um treino ou a prova dia 11julho.
Mas não vai ser possível dia 11/7 estar presente, dia anterior vou estar na 9 Kms Lagoa de Sto. André, tambem efectuar um treino no areal da praia de Melides para estar bem preparado para Raid Melides/Tróia.
Foi um bom treino , a Sr.ª Freita está próxima!
Abraço e bjs
Vitor

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Grande pinta! Quem me dera! Mas por enquanto fico-me a ver passar (alguns) comboios

Beijos ao Brito, à Otília e aos filhotes

Maria Sem Frio Nem Casa

Anónimo disse...

Olá Brito!!!
Parabéns por dinamizar tanto este tipo de corridas!!!
Também eu qualquer dia vou exprimentar esses novos desafios, para sair um pouco da estrada e da pista.
Já agora parabéns também á tua esposa, ela é simplesmente incansável.
Cumprimentos
José Narciso

luis mota disse...

Olá Brito!
Parabéns a todos pela iniciativa.
Vivemos numa região com grandes capacidades naturais para este tipo de provas.
Continuação de boa preparação para a Freita.
Luís Mota

Paula Pinto disse...

Fiquei deliciada a ver as fotos e a imaginar...pois, pois...sonhar não custa! Mas 30, 50 ou 70 KIm, lá isso custa! E será "missão impossível" para mim.
Adorei ver as fotos e ler...

Esta "gente da miha terra" é imparável!

Beijinhos
Paula

http://alemvirtual.blogs.sapo.pt