terça-feira, 27 de abril de 2010

Free Running na serra da Lousã - AxTrail

No passado Domingo parti rumo ao Casal de S. Simão (aldeia de Xisto) local que foi ponto de encontro para um grupo de amigos se reunir e partir rumo a Góis, num autocarro cedido pela câmara de Figueiró do Vinhos, para mais um mega treino. Toda a organização do treino foi da responsabilidade do Fernando Pinto, mentor do circuito de trail Aldeias de Xisto (AX Trail) e esteve tudo 5 estrelas.

Do grupo faziam parte alguns amigos destas andanças, o já mencionado Fernando Pinto, o José Moutinho, os Abutres Vitorino Coragem e Pedro Caetano, o José Carlos Fernandes (desta vez sem a Pintas) e outros companheiros que não conhecia mas que também estão habituados a estas andanças, resumindo 11 "aventureiros" ou seja malta que gosta de correr e estar em contacto com a natureza.

Para mim o treino foi excelente, mas foi mais duro que o treino da Freita, provavelmente devido ao forte calor, pois o treino começou depois das 10h00 e o dia esteve bem quente.

Os trilhos e estradões que percorremos, ora a subir ora a descer, as aldeias de xisto por onde passámos, as paisagens com os cheiros a campo, o som do chilrear dos pássaros e dos ribeiros a correr, a água límpida das das cascatas, a paragem no Ti patamar para um reforço alimentar, a companhia, foi tudo muito bom.

Já com 37 km com mais de 6 horas nas pernas de sobe e desce comecei a senti-me sem energia na subida para Gondramaz, é das zonas mais bonitas do percurso, mas também das mais duras, foi bem difícil trepar por aquele trilho e com não conhecia o que faltava foi melhor parar por ali.

O grupo já havia perdido 2 elementos na Lousã, em Gondramaz perdeu mais 3 ficando reduzido o grupo inicial a 6 elementos que teimavam em prosseguir até ao fim.

Agradeço ao Pedro Caetano dos Abutres a amabilidade que teve em conseguir um transporte que nos foi buscar a Gondramaz e posteriormente por me levar até Casal de São Simão, local onde tinha o meu carro.

Após o treino regressei a casa e já depois das 21h00 não resisti em telefonar ao Moutinho para saber como tinha corrido o resto do treino, do outro lado a resposta foi que em Ferrarias de S. João mais 3 elementos tinham ficado pelo caminho, mas que ainda havia pessoal nos trilhos da serra.

O Vitorino Coragem, o Fernando Pinto e o José Carlos Fernandes continuavam a correr em direcção ao Casal de S. Simão (este pessoal é mesmo duro) no dia seguinte venho a saber pelo fórum que terminaram já perto das 22h00, completaram 62 km em cerca de 11 horas.

Os resistentes que correram de Góis até Casal de São Simão efectuaram

Subida total positivo 3637.00metros
Descida total negativo 3916.00 metros
Tempo util de treino 8.45 horas
paragens: 2.25 horas Almoço no Ti Patamar e outras.

São sem dúvida, atletas com grande capacidade de sofrimento e que se apresentam aptos para participar na Ultra Trail Serra da Freita, quanto a mim penso que tenho de treinar mais...

Nota: A grande revelação do treino foi sem dúvida o Guru Vitorino que se mostrou um mestre na técnica dos bastões

Segue o link de algumas fotos que fui tirando ao longo do treino e também do Pedro Caetano

6 comentários:

Infinite Seeker disse...

Imagens espectaculares Brito.
Espero voltar a treinar para estar em forma para essas aventuras! Daniel Maínha

António Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Almeida disse...

Espectáculo Brito, zona centro cada vez mais a capital do trail.
Parabéns a todos, para os os 3 que completaram os 62 km nem encontro as palavras que se impunham.
Abraço.

joaquim adelino disse...

Olá Brito, isso está um caso sério, a Geira e a Freita é mesmo para levar a sério. Pareceu-me que a Otília esteve ausente, ainda bem, assim ainda me posso amparar quando chegar à Geira, penso eu, eheheh.
Até breve, um abraço.

luis mota disse...

Olá Brito!
Excelente iniciativa esse treino.
Para mim é das regiões, de pura natureza, mais belas que conheço.
Tive a felicidade de trabalhar 2 anos em Figueiró dos Vinhos. Na altura o município era bastante receptivo a iniciativas desportivas e a nível de transportes tudo era facilitado.
Conheci na altura a aldeia de “Ana de Avis”, com uma linda praia fluvial (com bandeira azul), e o Casal de São Simão estava a ser recuperado. Mais em baixo havia (e há) a praia fluvial das ”Fragas de São Simão” – um paraíso aqui tão perto!
Um grande abraço para todos,
Luís Mota

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Que maravilha Brito.

Por ora, vou sonhando um dia...

Beijinhos, também para a Otília e meninos

Ana Pereira