terça-feira, 1 de dezembro de 2009

26ª Meia Maratona da Marinha Grande

O Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras organizou no dia 1 de Dezembro a sua 26ª Meia Maratona da Marinha Grande, a secção de atletismo do CLAC – Entroncamento esteve representada no evento com 8 atletas entre os quais eu e a Otília. A semana que anteceu a prova até me correu bem a nível de treinos, mas no fim-de-semana ao realizar um treino de 60' com o grupo de treino do CLAC senti os gémeos a ficar tensos, o que me criou alguma ansiedade, pois não sabia se iria aguentar correr os 21 095 metros.

A somar aos gémeos tensos havia ainda as condições climatéricas, no entanto eu sabia que o bom percurso praticamente plano, mesmo com as condições climatéricas a não serem as ideais poderia proporcionar-me uma boa marca. Depois de 3 semanas de recuperação após a Maratona do Porto estava tudo pronto para arriscar.
O início de prova foi rápido com o 1º km ligeiramente abaixo dos 4'/km, eu sabia que não era o meu ritmo por isso reduzi, fazendo a passagem aos 5km em 21'04'', depois aos 10km em 42'32'' (média de 4'15''/km).
A prova estava a correr-me bem, tinha encontrado um pequeno grupo (eu e mais dois companheiros de prova) com um ritmo semelhante ao meu, a passagem aos 15km foi feita em 1h04'15'', já sentia os gémeos a reclamar, mas as sensações eram boas e máquina estava responder, com esta passagem percebi que o resultado final seria bom, só tinha que tentar manter o ritmo e correr km a km.
Os kms foram-se sucedendo e o ritmo mantinha-se na casa dos 4'20''/km, aos 19 km passámos pela meta, só nos restam 2 km, forço um pouco o ritmo mas no cronómetro pessoal o ritmo é o mesmo, os 20km passo em 1h26'30'' (média de 4'20''/km).
Faltava apenas 1 km mas tenho receio de vir a ter cãimbras pelo que mantenho o ritmo e só forço nos 300 metros finais.
Corto a linha de meta olho para o meu Garmin que marca 1h31'34'', resutado oficial de 1h31'41'' (média de 4'18''/km).

Confesso que nunca pensei em terminar a prova com uma marca abaixo das 1h35, mas hoje foi daqueles dias que tudo correu bem, os gémeos aguentaram e não senti cansaço nem falta de ritmo (devido ao treino para a Maratona).

Pouco depois de eu ter terminado passa pelos 19kms a Otília que vinha acompanhada pelo António Paixão (futuro maratonista em Sevilha), vinham juntos e terminaram juntos com uma marca de 1h50'27'', melhor marca da época para a Otília e que lhe valeu o 9º lugar em veteranas femininas (mesmo depois da maratona).
No final fomos presenteados com um almoço na sede do Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras, local onde foi realizada a entrega de prémios.
Resultados da classificação geral aqui

JCBrito

7 comentários:

Fernando Andrade. disse...

Ganda tempo, amigo Brito.
Parabéns.
Abraço.
FA

luis mota disse...

Olá Brito!
Mais uma boa participação do CLAC. Muito bem!
Parabéns a todos pelos resultados alcançados.
Continuação de boas passadas,
Luís Mota

Rui Pena disse...

Grandes resultados...

Parabéns Brito e Otília,

Abraço,

Rui

António Almeida disse...

Olá Brito e Otília
excelentes tempos, parabéns.
Essa é uma das "meias" que quero fazer um dia.
Abraço.

MPaiva disse...

Brito,

Grande resultado! Muitos parabéns pela tua prova e pela da Otília, que também esteve muito bem!

abraço
MPaiva

Unknown disse...

hola,amigos portugueses,buena carrera despues del maraton de porto.mucho cansancio en las piernas supongo.yo estoy preparandp la maraton de sevilla tambien.a ver si nos vemos cuando vengais,saludos desde sevilla amigos.

André Gomes disse...

Eu fui um dos companheiros do meu amigo durante aqueles kms e também bati o meu recorde pessoal.

http://www.corridadotejo.blogspot.com

Abç

André Gomes