domingo, 10 de maio de 2009

V Corrida das Pontes - Coruche

Hoje a saída dos EntroncamentoRunners, que correram em representação do CLAC do Entroncamento, teve como destino à vila de Coruche, onde se realizou a V Corrida das Pontes.

A prova na distância de 10km apresenta um percurso praticamente plano e em que a principal dificuldade da prova foi as condições climatéricas (chuva e vento forte).

Eu e a Otília partíamos com objectivos bem traçados, realizar uma corrida rápida mas sem partir demasiado rápido.

Após a buzina que deu a partida procurei entrar em acção e controlar o meu ritmo cardíaco para não entrar em exageros, logo à partida deixei a Otília para trás e só a voltei a ver na linha de chegada. O ritmo era confortável mas estava algum vento lateral, perto dos 2 km “apanhei” a Carolina Feliz do União de Tomar, ainda a acompanhei durante 1km, mas rapidamente me apercebi que hoje poderia andar mais rápido.

Depois da viragem à esquerda logo após os 3km o ritmo tornou-se um pouco mais rápido (4,15/km), mas ainda faltava muito para correr. Passagem aos 5km em 21,25, as pernas estavam bem, a respiração também, sentia-me bem e com a sensação que poderia correr um pouco mais rápido. Acelero um pouco mais, faço nova viragem à esquerda para entrar numa via que nos levaria de regresso a Coruche, nesta fase ultrapasso o António Joaquim atleta do CLAC, um Vet. VI que faz inveja a muitos seniores, mas que hoje foi obrigado a abrandar o ritmo devido a problemas com a anca (o chamado PDI).

Avanço confortável, sentia-me bem e as pernas queriam andar mais, forço mais um pouco, mas depois o percurso é uma longa recta, com cerca de 2,5km e com a agravante de estar com o vento contra.

Procuro estabilizar o ritmo e guardar um pouco de forças para a parte final, neste momento perco o grupo da frente e fico sozinho, debato-me contra o vento forte que nesta altura sopra de frente e apercebo-me que o ritmo diminuiu para 4,30/km.

Mas Coruche está cada vez mais perto, a cerca de 2km da meta regressamos à estrada onde realizámos os primeiros km de corrida, a parte mais difícil tinha ficado para trás, o vento deixou de incomodar, estava a altura de acelerar novamente.

Para terminar bastava a passagem pela ponte no último km e uma volta à praça de toiros, na meta o cronómetro marca 42,58 (oficial 43.08) ritmo médio de 4,18/km.

Após cortar a meta fico contente por ter conseguido chegar ao fim sem problemas, tiro o chip, agarro o saco de ofertas e volto atrás para dar uma forcinha á Otília.

Pouco depois lá vem ela com o seu chapéu, incentivo-a para que acelere pois só falta a vota à praça de toiros.

Passados alguns segundos ei-la na meta com um novo recorde pessoal de 49,26 aos 10km.

No final de tomar um bom banho fomos ver a entrega de prémios e surpresa a Otília tinha sido 5ª veterana I, com direito a medalhão e uma senha de almoço nas tasquinhas.

Com este prémio tomamos a decisão de ficar para almoçar e provar uns grelhados de toiro regados por um bom tinto da região, não digo que esta foi a melhor parte, pois quem me conhece sabe o quanto gosto de correr, mas foi uma bela 3ª parte.

Bons treinos

JCBrito

 Resultados 

10 comentários:

luis mota disse...

Olá Brito!
Maravilha. Uma boa prova a que efectuaste.
Felicito também a Otília pelo seu novo record pessoal.
Boas passadas,
Luís Mota

António Almeida disse...

Amigo Brito
bom que hoje tudo correu bem, já merecias um dia assim, digo eu, claro parabéns para a Otília pelo RP.
Excelente também a 3ª parte.
Abraço.

joaquim adelino disse...

Amigos Brito e Otília. Parabéns para ambos, pela maleita que se foi e pelo recorde. O Ribatejo consegue dar ocupação ao pessoal da corrida aí um pouco por todo o lado, ainda bem que assim é, ao menos o povo vai tendo algo que sempre ajuda a desanuviar da pressão a que estamos sugeitos no dia a dia.
Agora até Vendas Novas, não é assim ?
Abraço

António Bento disse...

Parabéns Britos
Excelente prova.
AB - Tartaruga

Nuno disse...

Parabéns a Oltilia pelo record e para ti também.
Eu estou lesionado no joelho, apos uma semana da maratona apareceu.me uma estranha dor no joelho.
Ando agora a lutar contra o joelho....lolo nos tratamentos de fisioterapia.

Bons treinos
1 abr

Unknown disse...

Olá Brito

Nunca fiz essa prova, mas pelo que leio, deve valeu. Parabéns pela tua prova, aos poucos estas a ganhar ritmo, e parabéns a Otília pelo record pessoal.

Ricardo Baptista disse...

Olá Brito,
parabéns pela prova, tens um andamento...
E parabéns à Otília pelo excelente recorde.
Continuação de Boas Corridas.

Barbosa disse...

Olá Brito! Obrigado pela visita. Estive a observar as tuas melhores marcas e reparei que já voaste. Este ano consegui descer da casa dos 40m aos 10km. Agora estou a gostar mais da minha corrida e queria ver se ainda corria mais depressinha. Vamos a ver...

Nuno Cabeça disse...

Boa!

Com almoço à conta da senhora e tudo... muito bem!

Abraço,

Nuno disse...

Oi Brito
Se não passar a apuncultura é uma boa alternativa, mas digo-te acho que o sexo não esta a fazer efeito..lololo

Abraço e bons treinos