sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

“1º Leiria Chistmas Night Trail”

No sábado 15 de dezembro, menos de uma semana depois de ter corrida a 27ª Maratona de Lisboa e para terminar o ano nada melhor que participar no “1º Leiria Chistmas Night Trail”. Este Trail foi uma prova de solidariedade, com o objetivo de reunir géneros alimentícios para apoiar duas instituições a “Cáritas” e a “Casa do Gaiato“, assim além do preço da inscrição, todos os atletas fizeram um donativo de, pelo menos, 2kg de géneros alimentícios não perecíveis.
Desta vez fui o único EntroncamentoRunner a comparecer na linha da partida, o resto da família optou por ir até ao centro comercial fazer compras de Natal.
Depois da entrega dos géneros alimentícios e do levantamento do dorsal, tarefa que se mostrou algo complicada, desloquei-me para junto do estádio de Leiria (local onde terminava a prova) para reunir com os restantes atletas do CLAC-Entroncamento. O ambiente é descontraído, tão descontraído que poucos minutos antes da partida “descubro” que não trousse o frontal, como é que vou fazer uma prova noturna sem frontal??? Bem isto é urbano vou junto a alguém que tenha um bom frontal e vou desenrascando-me… mas o que vale é que há amigos que pensam em tudo, o Orlando Pires do CA Barreira tinha trazido um frontal de reserva, que me emprestou (obrigado Orlando).
Deslocámo-nos para o local da partida, havia muita gente e muitos deles eram novos nestas andanças, como a prova tinha cronometragem com o sistema sportident, havia que fazer o controlo inicial e ai é que foi complicado. A partida foi dada com algum atraso (cerca de 30 minutos) e lá vai todo o pessoal subida acima. Optei por fazer uma prova em ritmo calmo e para isso nada melhor que ir acompanhado por alguém que tivesse um bom frontal e de preferência que fosse meu conhecido. O “Abutre” João Lamas encaixava perfeitamente nos meus condicionalismos, e lá fomos correndo, falando e brincando, também tivemos ligeiros enganos, mas nada de preocupante. Na passagem por um parque de estacionamento subterrâneo, juntou-se um grupo com bastantes elementos e um deles era o meu conhecido Paulo Mestre. O grupo dirigia-se agora para o castelo, local onde estava o abastecimento, depois a passagem pela rampa para um Skuuuuu
Passagem pelo centro de Leiria, mais um parque de estacionamento suterrâneo e já depois da escadaria que nos levava a uma igreja ganho algum avanço e vou correndo. Aos 17km vejo um equipamento do CLAC à minha frente, percebo que é o João Dias, vai num bom ritmo e durante algum tempo faço-lhe companhia. Em seguida vem uma zona de pinhal com terreno sem lama que dava para correr a bom ritmo, vou seguindo e vou distanciando-me, pouco depois já estou a entrar novamente na zona urbana de Leiria, agora o percurso desenrolava-se junto ao rio Lis numa zona de jardim, o ritmo de corrida agora é mais próximo do de uma prova de estrada, o estádio já se consegue ver, mas como o percurso não estava balizado e o parque de estacionamento do estádio estava com bastantes veículos houve alguma confusão no acesso. As indicações eram dadas por atletas que já tinham terminado a prova e a dúvida se seria mesmo por ali subsistia.
Entrada no estádio e só faltavam 300 metros para terminar este Trail Solidário de 22km, o qual terminei em 92º lugar com 2h18:45.
Os meus parabéns à organização pelo percurso apresentado, um circuito nada monótono, pelo excelente abastecimento num local lindíssimo, as passagens pelos parques de estacionamento subterrâneos e o local de chegada no estádio. Com alguns melhoramentos, nomeadamente no afunilamento aos 600 metros e uma melhor marcação é sem dúvidas uma grande prova de trail.

Sem comentários: