domingo, 9 de setembro de 2012

II Trilhos dos Templários

1 de setembro de 2012


II Trilhos dos Templários

Depois de umas semanitas a recuperar esta é a prova que “abre” a época!!!
E este ano a coisa foi diferente, a prova teve o seu momento de partida poucos minutos depois das 18h00, com a distância (15 km) mas o percurso foi ligeiramente mais técnico, o número de participantes também foi maior o que “obrigou” a partir rápido, mas o maior entrave foi a temperatura, que este ano era muito mais elevada.

Esta prova marcava a estreia do Tomás Brito no mundo do Trail, após algumas corridas durante as férias, aproveitou Os Trilhos dos Templários para sentir a atmosfera do mundo trail, digo atmosfera porque o trail não é só uma variante do atletismo, para mim é muito mais do que isso, é uma cultura, uma filosofia, uma religião, uma forma de vida.

Deixando isso para outro dia

Quanto à minha corrida nos primeiros kms o ritmo foi bastante rápido (pelo menos para o meu ritmo), abaixo de 4’30/km, na passagem no primeiro abastecimento (aos 4 km) já tinha a boca bastante seca derivado do muito pó no ar, fruto dos atletas que corriam à minha frente. Após a passagem pelo aqueduto decidi correr ligeiramente mais lento para recuperar as forças, pois sabia que entre os 8kms e os 12 kms havia muito por onde correr e sempre a descer. Na segunda passagem pelo aqueduto as forças já não eram as mesmas, mas a temperatura era menor e como já faltava tão pouco para terminar, o melhor mesmo era tentar acelerar, faltava só vencer duas ou três paredes mas nada de outro mundo. Os kms iam passando e a vontade de terminar crescendo, ao chegar aos 14 km decidi acelerar ainda mais, havia um grupo de atletas uma dezena de metros à minha frente e eu sentia-me em condições de os alcançar, nesse grupo estava o meu colega de clube Mário Salgueiro. No final da prova existe uma subida, sentia-me com forças e rapidamente alcanço o grupo, pergunto ao Mário se me consegue seguir, responde-me negativamente… prossigo no ritmo que levava e rapidamente alcanço mais atletas que vou passando até ao final.

Completei esta prova em 1h20:13, alcançando o 40º lugar da geral.
a Otília terminou em 1h49:52 no 152º lugar
e o Tomás completou a sua primeira prova em 1h41:29 no 123º lugar.
Não há dúvidas que o rapaz tem jeito para a coisa, com mais uns anos em cima e uns kms nas pernas em breve está a passar por mim que nem tenho tempo de lhe ver a cor das solas...

Saudações Trailianas

Sem comentários: