domingo, 31 de maio de 2009

Resultados 8ª Corrida do Mirante - Ota ( I )

Hoje eu e a Otília, acompanhados da Joana e do Vitor Silva estivemos presentes na 8ª Corrida do Mirante - Ota, para realizar uma prova de 11kms com caracteristicas de montanha, mas o nosso principal adversário foi o calor que se fez sentir (cerca de 37 graus).

Altimetria do percurso - retirado do fórum omundodacorrida

Quando chegámos ao local da prova de imediato reconheci vários amigos destas andanças, o Fernando Homem, o Batalha e vários dos heróis de Ronda.

Foi uma prova que gostámos muito de fazer, pois o percurso embora duro (com bastantes subidas) apresenta uma paisagem muito bonita.

Eu consegui acabar a minha prova no 47º Lugar da geral com 1h04,10 e a Otília foi 4ª atleta da geral feminina com 1h19,15.


No final da prova tivemos direito a massagens

E a um churrasco "á lá assa tu" no parque de merendas, com uma vista maravilhosa

FOTOS I - FOTOS II

Classificações

JCBrito

quarta-feira, 27 de maio de 2009

8ª Corrida do Mirante - Ota

É já no próximo Domingo que eu e a Otília iremos participar na 8ª Corrida do Mirante - Ota.
Será a nossa primeira participação nesta prova, os nossos colegas de treino já nos alertaram para a dureza da prova, nomeadamente para uma subida na parte final, que parece ser impossível de fazer a correr, mas nem isso nos demoveu. É que há coisas que só mesmo no local é que é possível de avaliar... rssss.
E na 3ª parte vai ter churrasco "à lá assa tu".

JCBrito

sábado, 23 de maio de 2009

Air Alvord VI Trail Running Shoes

As minhas novas companheiras de treino para os ultra trail's que se aproximam.

Eu sei que não são umas Salomon, mas por 44,90 Euros (em promoção) e para a qualidade do atleta...

JCBrito

domingo, 17 de maio de 2009

“13kms do Guincho – Entre a Serra e Mar”

Hoje foi dia dos Entroncamentorunners se deslocarem até a Janes para realizar a prova dos “13kms do Guincho – Entre a Serra e Mar”.

Saímos pelas 7h00 da manhã, na companhia da Joana, colega de treinos que conseguimos convencer na última semana a fazer esta prova. Chegámos cedo, com tempo para estacionar, levantar dorsais, beber um cafezinho e visitar as instalações da Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira.

Pouco a pouco começaram a chegar os atletas, com caras bem conhecidas destas andanças, deram-se início os rituais pré-competitivos e nos momentos que antecederam a partida ainda tivemos tempo para trocar algumas palavras com a sempre simpática Analice Silva que nas últimas duas semanas participou nos “Caminhos de Santiago” e na “Maratona Carlos Lopes”!!!!, com a Cecília e a sua futura Maratona em Edimburgo, a Paula Fernandes e o Joaquim Mónica com os seus filhotes.

A prova teve a partida às 10h30m, frente à sede da Sociedade de Instrução e Recreio Janes e Malveira e após o sinal percorremos alguns metros em piso de asfalto, em direcção a Alcabideche, virámos à direita e descemos por um caminho rural, tentei nesta altura entrar num grupo, mas a única referencia era a Paula Fernades, pouco depois entrámos numa linha de água e corremos durante algum tempo, passámos por baixo da estrada num aqueduto (sorte que não levava água) que estava iluminado por tochas e subimos umas escadas improvisadas, subimos ainda um topo para voltar a descer logo a seguir, finalmente veio uma parte em estradão que nos levou em direcção ao pinhal, onde estava o primeiro posto de abastecimento e à praia do Guincho.

Devido a ter partido e realizado a primeira parte da prova demasiado rápido, percebi ao entrar no areal que tinha de diminuir o ritmo (pois isto não é uma prova de estrada) a areia estava solta e comecei a ter algumas dificuldades em correr o percurso de cerca de 500 metros.

Vencido o percurso de areia, sempre em corrida, cheguei as escadas de acesso aos trilhos que me levariam até ao Forte do Guincho, ai sinto a necessidade de passar da corrida à marcha, pois as pernas pesavam uma tonelada, pouco depois recomeço a corrida pelos trilhos pedestres traçados ao longo da falésia, sempre com a preocupação de evitar alguma queda, pouco depois o trilho passa a ter mais vegetação e a inclinação começa a sentir-se, nessa altura a Paula passa por mim, percebo que tenho de manter a marcha e observo-a a afastar-se.

Vou tentando recuperar o folgo a cada passo e vou intercalando corrida com marcha rápida, aproximo-me da povoação do Arneiro, a inclinação aumenta e as dificuldades também, cruzo a EN 247, e pouco depois está o segundo abastecimento a dar início a uma subida que nunca mais acabava até ao Cabeço do Vento e com uma inclinação que pensei não existir (só mesmo que lá passou é que sabe o que estou a falar).

Olho em volta e percebo que todos se debatem com as mesmas dificuldades, tento colocar as mãos nos joelhos e inclinar o tronco à frente para facilitar a subida, mas não sinto que tenha resultado….

Chego ao fim da subida e penso que já não consigo correr mais, mas afinal sempre consegui, segue-se depois um percurso de sobe e desce que vou realizando em corrida, passo a marca dos 10km com 56 minutos e pouco depois viro à direita e início a descida com uma velocidade bastante elevada, numa zona muito bonita mas com um piso algo perigoso (escorregadio) vejo à minha frente um atleta que me pareceu familiar (apenas pelas fotos do fórum do mundo da corrida) aproximo-me e questiono-o se ele é o Lacerda, ao que ele responde que sim, então estava encontrada a companhia para os últimos 2kms.

Recordo-me do Lacerda a passar por mim poucos minutos antes, na tal subida de doidos e ter dito “ e se tivéssemos sentados no sofá a ver televisão” ao que outro colega da altura responde “é pá isto é mesmo de doidos, mas para o ano estamos cá outra vez” e é isso tudo Lacerda correr é bem melhor que estar no sofá e para o ano espero marcar presença novamente.

Esta parte final é bastante rápida e com conversa passou num instante, durante o período em que tive a companhia do Lacerda ainda deu para conversar, sobre a Geira, mas a meta estava à vista e apenas deu para parar o cronómetro no final com o tempo de 1h07,30.

Entro no funil, recebo o saco com as ofertas, confirmo o tamanho da t-shirt e inverto o sentido de corrida até ao km 12, para ai ficar a puxar pelos restantes participantes e claro pela minha Otília, que passados alguns minutos aparece com um sorriso de fazer inveja, retomo a corrida e acompanho-a durante a parte final para cruzar a meta em 1h22, 35.

No final, como não tinhamos marcado almoço, assistimos á entrega de prémios, tendo a Otília recebido o medalhão de 9ª classificada das veteranas 1, aguardámos ainda pelo sorteio de material SALOMON e regressámos a casa sem nada, durante a viagem o tema de conversa foi obrigatoriamente a prova e as sensações vividas.

No próximo ano espero voltar.

Resultados

JCBrito

domingo, 10 de maio de 2009

V Corrida das Pontes - Coruche

Hoje a saída dos EntroncamentoRunners, que correram em representação do CLAC do Entroncamento, teve como destino à vila de Coruche, onde se realizou a V Corrida das Pontes.

A prova na distância de 10km apresenta um percurso praticamente plano e em que a principal dificuldade da prova foi as condições climatéricas (chuva e vento forte).

Eu e a Otília partíamos com objectivos bem traçados, realizar uma corrida rápida mas sem partir demasiado rápido.

Após a buzina que deu a partida procurei entrar em acção e controlar o meu ritmo cardíaco para não entrar em exageros, logo à partida deixei a Otília para trás e só a voltei a ver na linha de chegada. O ritmo era confortável mas estava algum vento lateral, perto dos 2 km “apanhei” a Carolina Feliz do União de Tomar, ainda a acompanhei durante 1km, mas rapidamente me apercebi que hoje poderia andar mais rápido.

Depois da viragem à esquerda logo após os 3km o ritmo tornou-se um pouco mais rápido (4,15/km), mas ainda faltava muito para correr. Passagem aos 5km em 21,25, as pernas estavam bem, a respiração também, sentia-me bem e com a sensação que poderia correr um pouco mais rápido. Acelero um pouco mais, faço nova viragem à esquerda para entrar numa via que nos levaria de regresso a Coruche, nesta fase ultrapasso o António Joaquim atleta do CLAC, um Vet. VI que faz inveja a muitos seniores, mas que hoje foi obrigado a abrandar o ritmo devido a problemas com a anca (o chamado PDI).

Avanço confortável, sentia-me bem e as pernas queriam andar mais, forço mais um pouco, mas depois o percurso é uma longa recta, com cerca de 2,5km e com a agravante de estar com o vento contra.

Procuro estabilizar o ritmo e guardar um pouco de forças para a parte final, neste momento perco o grupo da frente e fico sozinho, debato-me contra o vento forte que nesta altura sopra de frente e apercebo-me que o ritmo diminuiu para 4,30/km.

Mas Coruche está cada vez mais perto, a cerca de 2km da meta regressamos à estrada onde realizámos os primeiros km de corrida, a parte mais difícil tinha ficado para trás, o vento deixou de incomodar, estava a altura de acelerar novamente.

Para terminar bastava a passagem pela ponte no último km e uma volta à praça de toiros, na meta o cronómetro marca 42,58 (oficial 43.08) ritmo médio de 4,18/km.

Após cortar a meta fico contente por ter conseguido chegar ao fim sem problemas, tiro o chip, agarro o saco de ofertas e volto atrás para dar uma forcinha á Otília.

Pouco depois lá vem ela com o seu chapéu, incentivo-a para que acelere pois só falta a vota à praça de toiros.

Passados alguns segundos ei-la na meta com um novo recorde pessoal de 49,26 aos 10km.

No final de tomar um bom banho fomos ver a entrega de prémios e surpresa a Otília tinha sido 5ª veterana I, com direito a medalhão e uma senha de almoço nas tasquinhas.

Com este prémio tomamos a decisão de ficar para almoçar e provar uns grelhados de toiro regados por um bom tinto da região, não digo que esta foi a melhor parte, pois quem me conhece sabe o quanto gosto de correr, mas foi uma bela 3ª parte.

Bons treinos

JCBrito

 Resultados 

sexta-feira, 1 de maio de 2009

XVIII Grande Prémio de Atletismo do "O ALVITEJO"

Hoje foi dia de corridas para a malta do EntroncamentoRunners, eu o Vasco e o Tomás representámos o CLAC do Entroncamento e a Otília representou a ADR Águas Belas.

O primeiro a entrar em acção foi o Vasco que correu a prova de 1000 metros para Benjamins masculinos e no final alcançou o excelente 3º lugar com a marca de 3,48.



Vasco no 3º lugar do pódio de benjamins masculinos

Em seguida correu o Tomás também a distância de 1000 metros, mas para Infantis masculinos e por coincidência obteve também um excelente 3º lugar com a marca de 3,40.

Tomás nó 3º lugar do pódio de infantis masculinos

Depois foi a vez dos mais "velhos" começarem a aquecer.

Pelas 11h00 foi dada a partida e eu e a Otília partimos para os aos 11.700 metros.

Foto da partida retirada de TomarAcorrida

A partida foi feita em ritmo lento para ver como reagiam os gémeos, depois de 4km's na companhia da Otília resolvi aumentar o ritmo para ver como reagia, o percurso é um pouco de sobe e desce mas felizmente hoje correr tudo bem, embora a cabeça esteja sempre a pensar que a cada passada o pior pode acontecer.
Durante a corrida fui tentando chegar mais a frente e já nos 10km onde passei em 47,01, consegui colar ao colega de equipa Vitor Silva, e assim completámos juntos a parte final da prova, tendo terminado no tempo de 53,44 (oficial 53,56) no 81º lugar da geral e 16º de Vet I.

A Otília terminou em 1º lugar de Veteranas, em 106 da geral, com a marca de 59,19.

Conclusão hoje toda a malta cá de casa foi ao pódio, menos eu claro que fico de fotógrafo...
Resultados completos: (clicar)

Abraço Desportivo e bons treinos
JCBrito