domingo, 22 de fevereiro de 2009

Campeonato Nacional de Marcha em Estrada - Vila Nova de Gaia

Realizou-se ontem em Vila Nova de Gaia o Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, que contou com a presença da Otília Leal, em representação da Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas.
Otília na fase de aquecimento
A prova foi disputada na habitual distância de 5 km em que as condições climatéricas eram as ideais.
Foto Luís Mota
Foto M Paiva
O resultado obtido foi um 4º lugar no escalão de Veteranas femininas (mesmo à beirinha do pódio), com a marca de 30,51, um pouco aquém do esperado.

No final a atleta não podia disfarçar a sua frustração, pois esperava alcançar uma marca próximo dos 30 minutos o que lhe daria um lugar no pódio, mas também pelo ajuizar do movimento técnico da marcha de algumas atletas em prova...
Mas a marcha atlética é mesmo assim, sempre foi e vai continuar a ser, por vezes é um pouco subjectivo se o atleta vai a marchar ou já vai um pouco para além disso.
Agradeço as fotos do Mota e do Paiva, que possibilitaram melhorar a apresentação deste post.
Abraço e boas corridas, neste caso marcha...
JCBrito

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Campeonato Regional de Corta-Mato de Santarém

Os EntroncamentoRunners deslocaram-se na manhã de hoje a Águas Belas onde se realizou o Campeonato Regional de Corta Mato de Santarém.

Cheguei ao local pelas 10h00 e foi um recordar de velhos tempos em que realizei este circuito ainda como sénior.

Estacionei e comecei a ver "velhos" amigos do atletismo, Jorge Miguel treinador do Rio Maior, Paulo Saldanha treinador do União de Tomar e o António Silva treinador do ADRAB, todos treinadores de clubes que já representei no passado.

Depois veio a habitual cavaqueira com vários atletas que já conheço nestas andanças há pelo menos 20 anos.

Relativamente à participação da Otília, ela tinha como objectivo ajudar a equipa feminina da ADRAB (Associação Desportiva e Recreativa Águas Belas), na luta pelo título regional de corta-mato.

Estando a Otília nesta fase a treinar principalmente marcha atlética, tendo em vista a participação no Campeonato Nacional de Marcha em estrada, que se irá realizar no próximo sábado em Vila Nova de Gaia, a realização deste corta-mato não era propriamente tarefa fácil, no entanto o número de atletas femininas nos escalões maiores são sempre um problema nos clubes mais pequenos e sendo assim há que ajudar o clube.
Pelas 11h00 as atletas estavam prontas para partirem e cumprirem os 5Km de corrida em corta-mato, num percurso excelentemente marcado e com um piso seco.

A manhã estava com sol e uma temperatura ideal para este tipo de competição, embora o vento fosse um adversário a ter em conta.

Na companhia das atletas da Zona Alta de Torres Novas
Numa das poucas zonas com lamaA caminho da meta tentando fugir as atletas do Cartaxo
Já sem o tipico chapéu, terá saído devido ao vento ou à velocidade da corrida...O podio colectivo feminino, com a Zona Alta de Torres Novas a ser a campeã Regional, Águas Belas em segundo e o Cartaxo em terceiro.
Concluiram a prova 26 atletas, no final a Otília conseguiu um 17º lugar da geral (2º Veterana), com 25,07 e acabou por fechar a equipa da ADRAB que consegui assim o 2º lugar por equipas, o título regional fica para o próximo ano...
JCBrito

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Mudança de Planos

A ideia inicial era a comitiva dos EntroncamentoRunners partirem em direcção a Grândola para a Otília participar na prova de 5km Marcha, no entanto um telefonema de última hora no sábado fez-nos mudar de planos.
No Domingo após um treino de 70 minutos de corrida a comitiva partiu com destino ao cemitério de Odivelas para nos despedirmos de um familiar.
JCBrito

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

18º Grande Prémio de Marcha Atlética de Grândola

Os EntroncamentoRunners no próximo Domingo, 08 de Fevereiro, irão estar em Grândola, para realizar o 18º GP de Marcha Atlética.
Esta grande prova desportiva, que irá contar no seu cartaz, com a presença de atletas olímpicos, tem uma organização conjunta da Câmara Municipal de Grândola e Clube Recreativo o Grandolense. Nesta competição apenas irá participar a Otília, percorrendo a distância de 5km, a prova visa fundamentalmente preparar o XV Campeonato Nacional de Marcha Atlética em Estrada, que se realizará no dia 21 de Fevereiro em Vila Nova de Gaia.
JCBrito

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

23ª Estafea Alcanena - Rio Maior

Os EntroncamentoRunners estiveram presentes no passado dia 1 de Fevereiro na 23ª Estafeta Alcanena – Rio Maior, uma organização das Câmaras Municipais de Rio Maior e Alcanena, com o apoio do INATEL. Neste dia apenas a Otília competiu representando a equipa do CLAC – Entroncamento, de que faziam parte a Nadine, Aida Martins, Otília Leal, Joana Cachucho, Raquel e Ana Paula Abegão.
A Estafeta Feminina teve a sua partida em Alcanede e foi dividida em 6 percursos, com a chegada junto à Câmara Municipal de Rio Maior
  • 1º Percurso: Alcanede – Alto das Correias (2,3 Km)
  • 2º Percurso: Alto das Correias – Fráguas (3,5km)
  • 3º Percurso: Fráguas – Carvalhais (2,4km)
  • 4º Percurso: Carvalhais – Repolho (1,5km)
  • 5º Percurso: Repolho – Estanganhola (1,6km)
  • 6º Percurso: Estanganhola – Rio Maior (4,5km)
Em Alcanede tive ainda o privilégio de trocar umas breves palavras com a antiga colega de clube, a sempre simpática Susana Feitor.
Quanto à competição feminina a Otília e realizou o 3º percurso da estafeta com partida em Fráguas e chegada no cruzamento de Carvalhais, na extensão de 2,4km (maioritariamente a subir), tendo mesmo assim efectuado o magnífico tempo de 11min. 30seg.
Na chegada a Rio Maior a equipa feminina do CLAC consegui alcançar o 4º Lugar.
Relativamente à minha presença, e para não cometer excessos, apenas aproveitei para realizar um treino a um ritmo mais elevado. Parti em Fráguas juntamente com a Otília e efectuei o 3º, 4º, 5º e 6º percursos da estafeta feminina, acompanhando sempre a equipa do CLAC, terminando o meu esforço a cerca de 1,5 km da meta.
Desta forma cumpri 37 minutos de treino, em 8,5km com uma pulsação média de 162 pulsações por minuto.
No final do banho tomado no excelente complexo desportivo de Rio Maior a organização brindou-nos com um soberbo almoço no restaurante "O MINHOTO", local onde também foi realizada a entrega de prémios.
Durante o almoço tive o prazer de ter estado à conversa com o Paulo Paixão (meu antigo professor de Atletismo e de Teoria do Treino), troquei ainda algumas palavras com Jorge Miguel e a sua esposa, com o Paulo Constantino e com todos os elementos da equipa do CLAC que se fez representar com 4 equipas (3 masculinas e 1 feminina).
No final do dia senti-me feliz por ter corrido sem dores e ter estado com "velhos" companheiros de estrada.
JCBrito