domingo, 25 de janeiro de 2009

XX Grande Prémio do Fim da Europa

Os EntroncamentoRunners, em representação do CLAC - Entroncamento, deslocaram-se hoje a bela Vila de Sintra para realizar o XX Grande Prémio do Fim da Europa, da comitiva faziam parte o Luís Rei, João Joaquim, José Brito e a Otília Leal, poucos mas bons...

Chegámos a Sintra pouco depois a 8h15 e já se via o corre corre normal numa competição deste género, o ar estava fresco e as núvens apresentavam um ar ameaçador. Procurámos rapidamente levantar os dorsais e estacionar o carro devidamente, depois foi um ligeiro aquecimento, havia que guardar as forças para os 17 km de montanha.
Durante o aquecimento fomos vendo alguns amigos e claro aproveitámos para colocar a conversa em dia e tirar a foto da praxe.

Eu na companhia do Nuno Romão do http://maratonazinha.blogspot.com/

Otília na companhia da Ana Pereira do http://mariasemfrionemcasa.blogspot.com/

O tema de conversa era unânime "isto vai subir um bocado", "a prova é dura", "pra começar são 5km a subir", "aos 11km é que vai doer"...

Por fim às 10h00 lá se deu a partida e começou a subida...
E continuou a subida.....
E mais um bocadinho de subida...

E depois lá conseguimos que um amante das fotos nos tirasse uma foto juntos a subir....

E lá vai mais uma foto, acho que aqui era a subir, o talvez fosse a descer, já nem sei...

Aos 9Km a Otília começou a ceder e quando chegou aquela subida separámo-nos, foi cada um por si.

Depois veio a descida....e desceu, desceu, desceu eu só pensava "ai as minhas pernas amanhã", mas a descer é mais fácil o ritmo estava na casa dos 4 minutos por Km o grand adversário passou a ser o forte vento que se fazia sentir, cheguei mesmo a ser atirado para fora do alcatrão por uma rajada de vento, penso que o aviso da protecção civil era uma cor parecida com vermelho escuro.

A meta estava próxima e a sensação de ter terminado mais uma prova era fantástica.

Ao cortar a meta no 665º lugar com 1h30,59 oficial (1h30,30 no meu crono)

A Otília a cortar a meta no 829º com 1h36,41 oficial (1h36,12 crono pessoal)

Terminaram a prova 1069 atletas (dados provisórios)
No final que bem que soube aquele chá quentinho e uns bolinhos secos, tempo para cada um contar as suas aventuras e claro tempo para mais umas fotos, desta vez na companhia da Otília, do Joaquim Adelino http://joaquimadelino.blogspot.com/, Suzana Adelino http://susanaadelino.blogspot.com/ e do José Magro http://corridadotejo.blogspot.com/

Para terminar uma foto do grupo CLAC (Luís Rei, João Joaquim, José Brito e Otília Leal) tendo como pano de fundo o ponto mais ocidental da Europa, há que dizer que para tirar esta foto corremos sério risco de vida devido às fortes rajadas de vento...certamente mais rápido que a velocidade da minha corrida,Bons treinos

JCBrito

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Renovação do Material

No passado Sábado os EntroncamentoRunners decidiram aproveitar os saldos para adquirirem algum material mais em conta, nomeadamente sapatilhas de competição para a Otília e um cinto maratona para mim, devido a minha necessidade em manter uma boa hidratação.

Normalmente as aquisições são feitas segundo um ritual (bem conhecido dos nossos filhos), a volta começa com uma visita à NIKE no Campera do Carregado. Após alguns minutos de visita verificámos que o material apresentado não estava vocacionado para a competição e que a relação qualidade/preço não era aquela que desejávamos.

Em seguida seguimos para a Decathlon no Montijo, depois de muito procurar, não conseguimos encontrar sapatilhas que nos convencessem, eis então que numa prateleira vislumbro um cinto maratona da marca "Kalenji" que já anteriormente tinha "namorado" mas na altura nem estava a correr por isso não achei pertinente adquiri-lo, agora de regresso às corridas seria certamente uma boa aquisição e tem bolsa para colocar a máquina fotográfica, assim poderei realizar mais vezes fotorunning.
Posteriormente visita à athlete's foot no Forum Montijo.... sem comentários, sapatilhas de competição nada e o material apresentado tinha preço simbolico superio a 150 Euros.

Passagem ainda pela SportZone e é ai que finalmente encontrámos umas Nike Air Citius pelo preço de 49,90 Euros, ou seja uma boa relação qualidade/preço (na minha opinião), eu também já tenho umas.
Já em final de dia não podiamos perder a oportunidade de visitar as lojas (Nike, Adidas e Rebook) do Freeport de Alcochete.
Ao entrar na Adidas encontrámos vários modelos de sapatilhas (modelo misto) com preços que oscilavam entre os 29 e os 35 Euros, eu sei que não são topo de gama, mas para quem já anda nisto há alguns anos acreditem que para treino é o suficiente. Então vai de aproveitar e lá vai mais um par de sapatilhas para a Otília, eu fiquei apenas por uma t-shirt...

Pelas 21h00 chegámos a casa, e acreditem que vinha mais cansado do que se tivesse corrido uma Meia Maratona.

Abraço Desportivo
JCBrito

sábado, 10 de janeiro de 2009

Otília Leal Campeã Distrital de Marcha Atlética de Santarém

Os EntroncamantoRunners estiveram hoje representados pela marchadora Otília Leal nos Campeonatos Distritais de Marcha Atlética de Estrada, em Montemor-o-Velho.O II Grande Prémio de Montemor-o-Velho foi organizado pela Associação Distrital Atletismo Coimbra (ADAC), conjuntamente com as Associações de Santarém e Leiria, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.A Otília participou assim na sua primeira prova de 2009 na especialidade de marcha na distância de 5km. O Resultado final não podia ser melhor, no escalão de veteranas femininas venceu pela quarta vez (terceira vez consecutiva), sagrando-se assim Campeã Distrital de Marcha Atlética de Estrada do distrito de Santarém.
A marca obtida de 31,02 foi a melhor do ano mas devido às condições climatéricas e à falta de tempo para preparar a competição em condições o resultado ainda ficou aquém dos 30 minutos que são o objectivo para a presente época.

Em Montemor o Velho a Otília teve a companhia da Mariana Mota que também teve um excelente resultado, conquistando o 3º lugar na sua segunda prova da especialidade.

Agradecimento especial ao Luís Mota, que foi o fotografo de serviço o que possibilitou ilustrar com magnificas fotos este post.

JCBrito

domingo, 4 de janeiro de 2009

Primeiro treino de 2009

Pois é amigos hoje realizei o meu primeiro treino de 2009.

Habitualmente o grupo do CLAC reune-se aos Domingos, pelas 9h30, junto ao parque de estacionamento das piscinas municipais do Entroncamento e hoje não foi excepção.
O dia amanheceu com um sol radiante e à hora combinada o grupo (embora desta vez não muito numeroso) já estava formado.
Após umas voltas ao estacionamento em ritmo lento esperando por algum colega mais atrasado, o que não se veio a verificar, iniciámos o nosso treino.
Foram 60 minutos de corrida a maioria em terra batida e de amena cavaqueira em que o tema foi as corridas de S. Silvestre (Lisboa e Torres Novas).

Esta coisa de tirar fotos nos treinos aprendi com o Joaquim Adelino mas tem um contra, o tipo que tira a foto não fica no boneco (neste caso fui eu).

Relativamente a provas só mais para o final do mês de Janeiro no XX Grande Prémio "Fim da Europa", uma prova que faz a ligação entre Sintra e o Cabo da Roca (isto se a máquina não for abaixo).

Bons Treinos e melhores provas

JCBrito

sábado, 3 de janeiro de 2009

Desafio

O meu amigo Paulo Paixão (do blog Corre com alma http://correcomalma.blogs.sapo.pt/ )passou-me este desafio que consiste em nomear sete coisas que para mim não têm preço e escolher mais sete pessoas para que respondam a este mesmo desafio.

Aproveitei este desafio, embora não seja pessoa dada a grandes reflexões, para me debruçar sobre realmente o que penso ser importante para que um ser humano, se possa sentir bem com ele próprio e que não possa ser adquirido com dinheiro, realmente um bom desafio para início de ano.

- O Amor (Família)
- A Amizade (Amigos)
- A Saúde (Física e Psíquica)
- A Honra (Dignidade)
- Sonhar (Definir objectivos)
- Perseverança (para alguns teimosia)
- A Felicidade (A soma de todos os itens anteriores)
É de realçar que a tarefa não foi fácil, inicialmente comecei a pensar por prioridades, depois percebi que não poderia pensar assim porque as coisas só fazem sentido quando fazem parte de um todo.
Os sete nomeados para o desafio são todos os presentes no 1º Meeting de blogs de Atletismo, que decorreu em Tomar no passado dia 14 de Dezembro de 2008:

Nota: Eu sei que os nomeados são oito

Abraço Desportivo para todos e bons treinos

JCBrito